A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Chasques recentes

Vencedores do Prêmio Açorianos


A edição 2009 do Prêmio Açorianos de Música foi realizada na noite desta quarta-feira, 28, no Theatro São Pedro. Foram premiados os destaques, nos diversos gêneros, da produção musical gaúcha no ano de 2009. O Prêmio Açorianos de Música está na sua 19ª edição, celebrando a produção musical do Estado. Veja o vídeo

O homenageado do ano, por sua vida e obra, foi o pianista, compositor e arranjador Geraldo Flach. Considerada por muitos a maior sambista do Rio Grande do Sul, Zilah Machado recebeu menção especial, assim como o Teatro CIEE, o trabalho social "Coleção Mario Quintana para a Infância" e a Rei Magro Produções, pelos projetos 2ª Maluca e Ocidente Acústico (Veja fotos).

As participações especiais ficaram por conta da cantora paulistana Virgínia Rosa, Renato Borghetti, Bandinha Di Da Dó, Daniel Sá, Lúcia Helena, Maracatu Truvão, Orquestra de Flautas Villa-Lobos, Pedro Figueiredo, Vitor Peixoto e Yanto Laitano.

O prefeito José Fortunati, acompanhado da primeira-dama, Regina Becker, prestigiou a cerimônia. "É o momento de valorizar nossos artistas. Assistimos aqui a uma fantástica manifestação cultural de excelente qualidade", destacou.

Confira a premiação:

HOMENAGEADO DO ANO
Geraldo Flach

MENÇÕES ESPECIAIS
Coleção Mario Quintana para a Infância (Aprata) pelo trabalho social
Rei Magro Produções (Projetos 2ª Maluca e Ocidente Acústico)
Teatro CIEE
Zilah Machado

CATEGORIA DISCO INFANTIL
"As Aventuras de Manoelito o palhacinho", de Jottagá


CATEGORIA DVD DO ANO
"Autorretrato", de Kleiton & Kledir


CATEGORIA ESPETÁCULO DO ANO
"Canto Prometido", de Juliano Barreto


REVELAÇÃO
Filipe Catto por "Saga"


CATEGORIA ARRANJADOR
Toneco da Costa por "Inverno"

CATEGORIA PRODUTOR MUSICAL
Gelson Oliveira por "Ziringuindim" de Zilah Machado.


CATEGORIA PRODUTOR EXECUTIVO
Márcio Gobatto por "Cidade Baixa" de Fausto Prado e Caetano Silveira.


CATEGORIA PROJETO GRÁFICO
Noz.Art e Mateus Grimm por "Bah" de Quartchêto


CATEGORIA DISCO

- Gênero Regional

Compositor
Érlon Péricles por "Rio Grande Tchê" de Elton Saldanha
Intérprete
Pirisca Grecco por "Comparsa elétrica"
Instrumentista
Luciano Maia por "Encomenda" de Luciano Maia e Quarteto Riograndense
Disco
"Comparsa Elétrica" de Pirisca Grecco


- Gênero Instrumental

Compositor
Maurício Marques por "Milongaço"
Instrumentista
Maurício Marques por "Milongaço"
Disco
"Bah" de Quartchêto


- Gênero Pop/Rock

Compositor
Léo Ferlauto por "Simples_mente"
Intérprete
Duca Leindecker por "Ao vivo em Porto Alegre" de Pouca Vogal
Instrumentista
Duca Leindecker por "Ao vivo em Porto Alegre" de Pouca Vogal
Disco
"Simples_mente" de Léo Ferlauto


- Gênero MPB

Compositor
Gelson Oliveira por "Tridimensional"
Intérprete
Juliano Barreto por "Canto prometido"
Instrumentista
Paulinho Fagundes por "Canto prometido" de Juliano Barreto
Disco
"Cidade Baixa" de Fausto Prado e Caetano Silveira


- Gênero Blues/Jazz

Compositor
Oly Jr. por "Milonga Blues"
Intérprete
Oly Jr. por "Milonga Blues"
Instrumentista
Daniel Rosa por "Viajero" de Daniel JazzTrip
Disco
"Milonga Blues" de Oly Jr.



- Gênero Erudito

Compositor
Dimitri Cervo por "Série Brasil 2010"
Intérprete
Cármelo de Los Santos por "Sonatas Brasileiras" de Cármelo de Los Santos e Ney Fialkow
Instrumentista
Adriano Persch por "Quinteto Persch"
Disco
"Sonatas Brasileiras" de Cármelo de Los Santos e Ney Fialkow

- Gênero Rap

Compositor
AJ 04 por "Só Deus pode nos julgar" de CNBoys
Intérprete
Tchano por "Pros manos e pras minas" de Novament"s
Disco
"Pros manos e pras minas" de Novament"s

do Portal da Prefeitura de POA.


{[['']]}

Cesar Oliveira e Rogério Melo divulgam capa do novo trabalho


Conforme prometido aos fãs, estamos publicando aqui no site todas as informações sobre o nono CD de nossa carreira. Recentemente as gravações foram finalizadas e o disco está agora sendo mixado pelo "Ganso", técnico de áudio da gravadora ACIT.

A novidade é que já está definida a capa do CD, conforme imagem ao lado. A criação é de César Oliveira e a arte final do designer Célio Oliveira.

Fique atento, pois em breve disponibilizaremos a nova música de trabalho.

da Página do Cesar e Rogério.
{[['']]}

Entrevero Musical com Cesar Oliveira e Rogério Melo + Shana Muller


Temos a satisfação de informar que acontece hoje, quinta-feira, a estréia do projeto Entrevero Musical, em parceria com Fnac. A cada dois meses César e Rogério vão receber convidados especiais no espaço Fórum Fnac. Na estréia dos encontros, Shana Müller apresenta o repertório do novo CD “Brinco de Princesa” (Acit).

Os eventos tem entrada franca e o primeiro deles acontecerá na quinta-feira, dia 29, às 19h30, na loja da Fnac no Barra Shopping Sul. Esperamos por vocês!

da Página do Cesar e Rogério.


{[['']]}

Música Nativista é tema de dissertação no curso de letras da UCPEL

Uma identidade em constante transformação. Foi assim que Gabriel Soares Machado descobriu a figura do gaúcho na dissertação “A construção discursiva da identidade do gaúcho na canção de Luiz Marenco: Um enfoque dialógico”. O trabalho foi o último estágio para a obtenção do título de Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e foi defendido no final do mês de fevereiro. De acordo com Machado, a ideia de abordar o assunto veio da fusão entre as matérias estudadas no curso e o seu próprio gosto pessoal pela cultura tradicionalista gaúcha. Quando descobriu o álbum “Identidade”, do músico nativista Luiz Marenco, a certeza sobre o que dissertar ficou ainda mais clara.

- O conceito do disco me chamou a atenção, porque fala exatamente das diversas facetas que podem caracterizar o gaúcho - disse, ao acrescentar que a conclusão do trabalho aponta o gaúcho como um personagem que sempre se recicla e, por isso, não tem uma identidade fixa.

A banca de avaliação da dissertação foi composta pelos professores Oscar Brizolara, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Hilário Bohn, da UCPel, e Maria da Glória Corrêa Di Fanti, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), que orientou o trabalho.

Fonte: wp.clicrbs.com.br/pelotasmais/category/noticias/ - Luiz Marenco
{[['']]}

Curso de Declamação no CTG Roda de Chimarrão

{[['']]}

A Origem da Missa Crioula

Missa Campal, precursora da Missa Crioula, nos idos de 1930, em frente a antiga Igreja Matriz de São Francisco de Paula

Através da Missa Crioula – qual rodeio de reza – queremos louvar e agradecer ao Bom Patrão do Céu pelas maravilhas que Ele proporcionou ao povo gaúcho ao longo da História.

Mas donde vem esta Missa tão diferente? A Igreja sempre apóia àqueles que defendem e promovem os autênticos valores do Homem. E vê no Tradicionalismo Gaúcho aquela terra boa para semear e fazer crescer tais valores. Por isso, a presença de sacerdotes e de seminaristas faz-se notar desde a formação do Departamento de Tradições Gaúchas, em 1957, no Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia no Seminário Maior Imaculada Conceição de Viamão. No ano seguinte, esse departamento tornou-se uma entidade independente com o nome de CTG Centauro dos Pampas e o lema: “Conhecer para Amar”, sob a liderança de Paulo Aripe e Caetano Secundino Borges Caon.

E já em 1959, a 5 de julho, teve lugar a Missa Gauchesca, durante a realização do 1º Congresso Tradicionalista Estudantil, na Escola Técnica de Agricultura de Viamão. Tendo como presidente da celebração o saudoso Pe. Érico Ferrari (mais tarde Bispo de Santa Maria), ainda em latim, a missa foi acompanhada pelos “potrilhos de padre” com cânticos e comentários em linguagem gauchesca.

Com o advento do Concílio Vaticano II, houve a possibilidade de uma adaptação da Santa Missa aos usos, costumes e tradições do Rio Grande do Sul. E a 7 de abril de 1967, o Sr. Arcebispo de Porto Alegre, Dom Vicente Scherer, aprovou para “ocasiões extraordinárias” o texto da Missa Crioula eleborado pelo Pe. Paulo Aripe. Aos poucos, os demais Bispos do Estado deram apoio e aprovação. E o Rio Grande ganhou um rito crioulo da Santa Missa, fazendo jus às suas raízes cristãs.

Almejamos que a Missa Crioula continue a ser, como até agora nestes 40 anos, um momento de celebrar a vida do nosso povo e um instrumento eficaz de evangelização.

Padre Amadeu Canellas
Sds,
Maria Angélica Jardim Fraga
Fone res. (051) 3381 5657
Cel: (051) 9975 8259
e-mail: angelica.fraga@terra.com.br

Colaboração:
Hilton Luiz Araldi
Print Jet Informática Ltda
Rua Bento Gonçalves 53 - sala 06
99010-010 - PASSO FUNDO - R S
{[['']]}

Bispo gauchesco Dom Luiz Felipe de Nadal

Bispo gauchesco - Nascido em 1 de Maio de 1916 em Guaporé - RS

Era poeta tradicionalista, autor de várias poesias e orações com termos gauchescos, membro do Movimento Tradicionalista Gaúcho e da Estância da Poesia Crioula, que é a Academia de Letras dos vates e prosadores nativistas gaúchos. Também é de sua autoria a Prece do Gaúcho.

Na cidade de Passo Fundo, numa iniciativa do tradicionalista Catarino Azevedo, em 7 de fevereiro de 1971, foi fundado o CTG "Dom Luíz Felipe De Nadal". A justificativa do nome do Patrono do CTG estava no fato de ter sido ele o primeiro prelado a viver ativamente junto aos tradicionalistas, criando a "Missa Crioula" e a "Prece do Gaúcho".

Desastre aéreo

Faleceu com 47 anos de idade, 23 de sacerdócio e 8 de episcopado, em 1º de julho de 1963, num acidente aéreo, quando o DC3 da VARIG, prefixo PP-VBV, fazendo o vôo 280, caiu no 1º Distrito de São João da Bela Vista, a 7,5 km de Passo Fundo, por volta das 18 horas, vitimando 11 pessoas.

Seus restos mortais estão sepultados na cripta da catedral de Uruguaiana.

Colaboração:
Hilton Luiz Araldi


{[['']]}

Jornal A Semana de Alvorada 30.04.10

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade

RODEIO ARTÍSTICO MIRIM
Bueno! A patronagem e a invernada mirim do CTG Tradição convida as entidades co-irmãs para participar do 1º ARTIRIM que se realizara nos dias 30 de abril 1º e 2 de maio de 2010. As modalidades são para crianças de ate 13 anos de idade. Programação:
Dia30 de abril – sexta-feira: 8h – hasteamento das bandeiras; 21h - sessão de abertura do 1º Festival Artirim e 22h – tertúlia livre.
Dia 1º de maio – sábado: 9h – bocha campeira mista e declamação; 10h – dominó; 12h – almoço; 13h30min – taco; 14h – truco e intérprete solista vocal; 15h – chula; 16h – danças de salão; 17h30min – danças tradicionais de par.
Dia 2 de maio – domingo: 9h30min – tetarfe; 10h – danças tradicionais mirim; 11h – escova; 12h – almoço; 13h30min- tava; 18h – arriamento das bandeiras; 18h30min – horário provável para o encerramento.
Regulamento do festival, bem como a premiação, tu podes encontrar no sítio do CTG Tradição - www.ctgtradicao.hd1.com.br. Informações com a Roselita pelo fone 9344.9087; com o Fagner pelo fone 9982.4124 ou com o Fernando pelo fone 9276.3511. O CTG fica na Av. Ildo Meneghetti, 360, no Jardim Aparecida.
CTG ALMA CRIOULA I
Bueno! O CTG Alma Crioula boleia a perna e convida a comunidade tradicionalista para participar no dia 30 de abril, do grande baile do 26º aniversário do CTG, que será animado pelo Grupo Os Ruanos. Informações pelos fones 9101.9541 ou 9955.7027. O CTG fica na Av. Frederico Dihel, 700, na Vila Elza, em Viamão.
CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA
Bueno! Tu és o convidado principal para participar no dia 1º de maio, do grande jantar-baile de 4º aniversário do Grupo Marca de Campo. O evento será realizado no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva. A animação será com o próprio grupo. Valores dos ingressos: R$ 10,00 com janta e R$ 5,00 sem janta. Informações pelos fones 9962.6266 ou 9222.5668. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jar-dim Esplanada.
CTG ALMA CRIOULA II
Bueno! A patronagem do CTG Alma Crioula boleia a perna e convida as entidades tradicionalistas de Viamão, Alvorada e de toda a 1ª RT para participar nos dias 1º e 2 de maio, do seu 7º Rodeio Artístico e Cultural, com a seguinte programação:
° Dia 1º de maio – sábado - 9h – Início dos Torneios de Bocha; 13h30min – Abertura Oficial do 7º Rodeio Artístico e Cultural do CTG Alma Crioula; 14h – Início Declamação Mirim e Juvenil; 16h – Início Declamação Adulto e Xirú; 18h – Início Concurso de Chula; 20h – Concurso de Danças de Fandango e 21h – Concurso de Danças Tradicionais de Par.
° Dia 2 de maio – domingo - 8h – Hasteamento das Bandeiras; 9h – Início do Concurso de Danças Tradicionais Mirim e Xirú (por en-tidade); 12h – Pausa para o Almoço; 13h30min – Início do Concurso de Danças Tradicionais Juvenil e Adulto (por entidade); 18h – Arreamento das Bandeiras e 21h – Divulgação dos resultados (previsão).
Informações e inscrições: com o Patrão Rodrigo – 9101.9541; com o Julio - Coordenador Artístico – 9102.1587 ou com o capataz Benites – 9617.0303. O CTG fica na Av. Frederico Dihel, 700, na Vila Elza, em Viamão.
CTG AMANHECER NA QUERÊNCIA
Bueno! Será no dia 8 de maio, no galpão do CTG Amanhecer na Querência, o tradicional jantar-baile das mães, que terá no cardápio co-xa e sobre-coxa, polenta, arroz e saladas. Valor antecipado a R$ 13,00 e na hora a R$ 15,00. Animação do Grupo Tranco Monarca.
OBS! Associado do CTG em dia com suas mensalidades, não pagará ingresso. Informações com o patrão Pedro Laci pelo fone 3442.4909. O CTG fica na Rua Tramandaí, 720, no Jardim Alvorada.

Colaboração:
Valdemar Engroff
Telefone de casa: 3443.4125 – à noite; Celular: 9966.5164 valde-mar@engroff.com.br
gaucho.valdemar@pop.com.br
ogaucho.taura@hotmail.com - MSN
{[['']]}

Ordem dos Cavaleiros do Brasil

Ivan Machado, Presidente da Ordem dos Cavaleiros da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha

Recebemos o informativo nº 01 do Presidente da Ordem dos Cavaleiros da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Ivan Machado (que prefere ser chamado de Patrão) dando notícias de suas atividades frente a entidade, desde novembro, quando foi eleito na 8ª Convenção Brasileira da Tradição Gaúcha, no CTG Jayme Caetano Braun, em Brasília.

Segundo Ivan, que também é Presidente da Fundação Associação dos Muleiros da Serra Gaúcha, que tem por finalidade resgatar a história do tropeirismo, a Ordem dos Cavaleiros da CBTG ganhou um novo regramento a partir de moção apresentada no 57º Congresso Tradicionalista de Lagoa Vermelha. Da mesma forma, Machado coloca a disposição de todos a sede simbólica da CBTG localizada na entrada do Palácio Farroupilha (Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul) para tomarem um mate e debaterem assuntos pertinentes ás cavalgadas.

Conheço bem o Ivan Machado pois, juntos, fundamos o Grupo de Andanças Cavaleiros da Neve, piquete o quel foi patrão durante sete anos. Ivan é parceiro, dedicado como poucos, gosta do assunto cavalgadas e está sempre pronto para encilhar sua mula Serra Negra e recortar os varzedos do Rio Grande, que agora, através de sua Presidência, estenderam-se aos limites do mapa do Brasil.

Sucesso, parceiro Ivan Machado.

Informações Blog do Léo Ribeiro
{[['']]}

Licitação da Casa do Gaúcho na Harmonia em pauta hoje

À TODA SOCIEDADE CULTURAL DE PORTO ALEGRE, ABAIXO CÓPIA DO CONVITE ENVIADO O QUAL ESTENDEMOS À TODOS:

Porto Alegre, 09 de abril de 2010
Ilustríssimo Senhor

Ao cumprimentar Vossa Senhoria, gostaríamos de convidá-lo a participar da Reunião do Conselho Municipal de Cultura, com a finalidade de dirimir dúvidas sobre a LICITAÇÃO da CASA DO GAÚCHO NA HARMONIA, que vem sendo questionado e gerando preocupação dos conselheiros.

Nessa reunião, gostaríamos de receber informações, quanto ao vencimento do prazo do contrato de uso da Casa do Gaúcho Almir Azeredo Ramos, pois sabemos que foi contratada por 10 anos e entregue para a iniciativa privada, deixando a sociedade cultural de Porto Alegre, praticamente sem aquele espaço projetado e demandado na Temática de Cultura para ser um espaço cultural do segmento de Tradição e Folclore em Porto Alegre.

O Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre quer participar ativamente e opinar, respeitando o que diz suas prerrogativas legais e regimentais sobre todo o processo de uma nova licitação ou outra maneira de ceder o espaço, para que não aconteça novamente o que aconteceu, pois quando a sociedade Porto Alegrense e mesmo o poder público municipal quiserem usar aquele espaço terem de pagar.

O Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre, composto por 33 membros, a maioria da sociedade civil (mais de 2/3), em plena atividade (12 reuniões a partir de agosto/2009, quando da sua reabertura e seis reuniões até 08/04/10) protagoniza esse pedido por entender ser de extrema importância para o desenvolvimento das atividades do segmento cultural em nossa cidade.

Comunicamos, igualmente, que a reunião agendada acontecerá no dia 29/04/10, às 19 horas, no Plenarinho do 2º andar da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Para a reunião convidaremos: SECRETÁRIO SMAM, SECRETÁRIO SMC, PRESIDENTE DO IGTF, COORDENADOR DA 1ª REGIÃO TRADICIONALISTA, CECE DA CÂMARA DE VEREADORES, IMPRENSA, COMISSÃO GAÚCHA DE FOLCLORE, TEMÁTICA DA CULTURA E A QUEM POSSA INTERESSAR DA SOCIEDADE CULTURAL DE PORTO ALEGRE.

Aguardando sua esperada manifestação quanto ao presente Convite, subscrevemo-nos

Cordialmente
Paulo Roberto Rossal Guimarães
Presidente do Conselho Municipal de Cultura

AO
Ilustríssimo Senhor
SECRETÁRIO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE
PROFESSOR GARCIA

AO
Ilustríssimo Senhor
PRESIDENTE DA CECE-VEREADORA JULIANA BRIZOLA
N/C

AO
Ilustríssimo Senhor
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE CULTURA SÉRGIUS GONZAGA OU ANA FAGUNDES
N/C

AO
Ilustríssimo Senhor
PRESIDENTE DO IGTF MANOELITO SAVARIS
N/C

AO
Ilustríssimo Senhor
COORDENADOR DA 1ª RT CESAR J TOMAZZINI LISCANO
N/C

AO
Ilustríssimo Senhor
PRESIDENTE DA COMISSÃO GAÚCHA DE FOLCLORE IVO BENFATTO
N/C
{[['']]}

Perfil Destaque Campeiro - Guilherme Monte

Nome: Guilherme Monte – Destaque Campeiro 2010/2011

Data de nascimento: 28 de maio de 1992

Idade: 17 anos

Localidade: Santa Maria

Escolaridade: Cursa o 2º semestre do curso de Sistemas de Informação na Universidade Federal de Santa Maria

História Tradicionalista: Participa desde 2006, quando começou a freqüentar os bailes no CPF Piá do Sul. Em seguida, ingressou no grupo de danças. Em 2007, já concorria a Guri Farroupilha da entidade e no ano seguinte conquistou o título de Guri Farroupilha da 13ª RT. Em abril de 2009 participou do 14ª Entrevero de Guris, conquistando o 3º lugar.

Provas artísticas no 22º Entrevero de Peões Farroupilhas:

Declamação: “Louco”, de Vaine Darde

Instrumento: Violão e canto, executando “De História e Farrapos”, de letra e música próprias

Danças: Tatu de castanholas e bugiu

Tema da Prova oral: Objetivo anual do MTG para 2010

Provas campeiras: cevar mate, trança, rédeas e encilha

Expectativa como Peão Farroupilha: Esta gestão de Peões tem uma base cultural muito grande. Acredito que será um ano de muito trabalho e de muito aprendizado. Eu pretendo, além dos trabalhos em grupo, organizar uma palestra sobre a superação na parte campeira, para quebrar este mito que para ser um peão estadual é necessário ser o mais campeiro de todos. Eu sou um "gaúcho de apartamento" que não faz muito que ingressou no Movimento Tradicionalista Gaúcho e que também tinha medo da parte campeira do concurso, porém, quando nos doamos pelos nossos objetivos e não medimos esforços pelo que acreditamos, superamos nossos próprios limites e alcançamos os nossos sonhos! Um "peão de apartamento" que não saiba nada da lida do campo, pode sim se superar e virar um CAMPEIRO do Rio Grande!

do blog do MTG.

{[['']]}

Perfil Lucas Dayran Vieira - Peão Destaque Artístico-Cultural 2010/2011

Nome: Lucas Dayran Vieira – Destaque Artístico- Cultural 2010/2011

Data de nascimento: 04 de novembro de 1988

Idade: 21 anos

Localidade: Santo Ângelo

Escolaridade: Cursa História e Comunicação Social na Universidade Regional Integrada (URI), em Santo Ângelo

História Tradicionalista: Iniciou sua história tradicionalista no CTG Passo do Ijuí, em Entre-Ijuís, participando de invernadas de dança e concursos de declamação. Já foi xiru de falas e coordenador da invernada cultural e do departamento jovem. Desde 2006, é Delegado da Cultura Popular Gaúcha, junto ao Ministério da Cultura, em Brasília. Em 2007, obteve o segundo lugar co concurso regional. Em 2009, foi eleito Peão Farroupilha da 3ª RT e também diretor do Departamento de Comunicadores Regional da Cultura Gaúcha.

Provas artísticas no 22º Entrevero de Peões Farroupilhas:

Declamação: “Lanças Inocentes”, de Leonardo Charrua

Instrumento: Cantou “Grito”, de Assis Martins

Danças: Chico Sapateado e bugiu

Tema da Prova oral: Fortalecimento das bases do tradicionalismo... o que fazer?

Provas campeiras: trancar, charquear, encilhar e rédeas

Expectativa como Peão Farroupilha: : Acredito que o dever de um peão estadual é efetivar a busca pela maior participação dos jovens tradicionalistas nas inúmeras atividades disponíveis no nosso meio tão vasto culturalmente, visto que fui criado dessa forma e creio ainda que um peão do estado possui uma figura incentivadora àqueles que muitas vezes sonham em possuir um crachá ou brasão e não sabem como ou ainda acreditam não ser capazes de faze-lo.

do blog do MTG.


{[['']]}

Bacchieri projeta CD Saludo

{[['']]}

Shana Muller faz show de lançamento do CD Brinco de Princesa

{[['']]}

Vote na "De mate, tempo e saudade" para Viola de Todos os Cantos

Meu amigo..

Em Maio e Junho acontece um dos maiores festivais de música do país, o Viola de Todos os Cantos promovido pelas afilhadas da TV Globo em São Paulo e Minas Gerais.
O Robledo vai tá pór lá com DE MATE, TEMPO E SAUDADE , junto com Eraci Rocha, Zulmar Benitez, Nelci Vargas e Luiz Godinho.

Por isso to passando pra pedir teu voto. É só entrar em http://eptv.globo.com/viola/Votacao.aspx e votar em DE MATE, TEMPO E SAUDADE pra música mais popular e depois confirmar o voto no email de confirmação encaminhado pelo viola.

É a nossa cultura pra todo o Brasil..vamô que vamô!!!

Conto com a tua força!!!

Aline Ribas


VAMOS TODOS VOTAR, PARA QUE ESTA VITÓRIA FIQUE NO RIO GRANDE DO SUL.


{[['']]}

Nova dupla nativista prepara disco inovador

Anderson Oliveira e Tatiéli Bueno estão em estúdio, gravando o CD
“Do Rio Grande do Passado ao Rio Grande do Futuro”

Uma nova dupla nativista surge na Serra Gaúcha como promessa de sucesso. Os músicos Anderson Oliveira e Tatiéli Bueno, premiados nas modalidades individuais do maior festival amador da América Latina, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), preparam o primeiro disco, intitulado “Do Rio Grande do Passado ao Rio Grande do Futuro”. Seguindo o estilo autêntico gaúcho, o trabalho, em fase de gravação, contará com músicas inéditas e regravações. O lançamento da obra ainda não está definido.

O projeto é financiado pelo Fundo de Apoio à Produção Artística e Cultural (Financiarte), da Prefeitura Municipal de Caxias de Sul, e tem como principais objetivos, oferecer um novo estilo de música nativista, divulgar a musicalidade do artista serrano, atrair o público jovem a conhecer, valorizar e integrar-se à cultural local, além de promover o desenvolvimento cultural da cidade, considerada a Capital Mundial dos CTGs.

Segundo Anderson e Tatiéli, o trabalho trará inovação musical. A música nativista ganhará uma nova roupagem, com uma mescla entre instrumentos típicos e outros ainda pouco utilizados entre os regionalistas, como sax, guitarra semi-acústica e teclado. A inovação também será acompanhada na produção fonográfica. O formato da capa do CD será na forma do antigo vinil compacto, reforçando a ideia de união entre passado, presente e futuro.

A DUPLA

Os jovens músicos vêm participando há cinco anos de rodeios e festivais, representando entidades tradicionalistas de Caxias do Sul. Destacam-se os títulos no Enart 2008, quando Tatiéli conquistou o 1º lugar Intérprete Vocal Feminino e Anderson, o 2º lugar Masculino; e no Festival César Passarinho, onde defenderam a música “Tributo a César Passarinho” e levaram o 1º lugar como música Mais Popular e 2º lugar geral.

Anderson Oliveira tem 24 anos e é natural de Passo Fundo. Possui qualificação em violão, flauta doce, técnica vocal e, atualmente, estuda teoria e percepção musical na Universidade de Caxias do Sul. Iniciou as atividades como músico em 1996. Desde então, integrou corais, grupos de baile e grupos vocais. Pelo CTG Tebanos do Igaí, de Passo Fundo, conquistou três vezes o Enart, com o grupo vocal. Em 2005, mudou-se para Caxias do Sul, onde deu sequência ao trabalho de músico, arranjador e compositor.

Já Tatiéli Bueno, de 22 anos, tem suas origens em Dois Lajeados. Há quatro anos cursa técnica vocal em canto popular e lírico, e tem em andamento os cursos de teoria musical e técnicas de teclado. Campeã de diversos rodeios pelo Rio Grande do Sul, além do 1º lugar no Enart 2008, a cantora destacou-se nas edições de 2007 e 2009, obtendo a 2ª colocação. Hoje, junto com Anderson e outros amigos, integra grupos musicais de entidades de Caxias do Sul.

Mariana Mallmann
Assessora de Imprensa
marimallmann@gmail.com
(51) 9926-5023
Porto Alegre/RS

Colaboração: Tatieli Bueno
{[['']]}

O 6º Tradicional Costelão na Vala

{[['']]}

40ª Ciranda Cultural de Prendas


{[['']]}

(continuação) 40ª Ciranda Cultural de Prendas


{[['']]}

Noite Musiqueira do dia 28/04

{[['']]}

Minuano prorrogou até dia 30 as inscrições


Amigos

Apesar do número expressivo de inscrições, o Minuano prorrogou até dia 30/04 o prazo final de inscrições.

Inscreva-se. Vale a data de postagem por sedex.

Sucesso

Paulo de Freitas Mendonça


Acesse o regulamento completo: (http://docs.google.com/View?id=dg5dfxr2_23cpxbr5gt)

{[['']]}

Saludo mais novo trabalho do Fabiano Bacchieri

{[['']]}

Agenda Marcelo Oliveira

{[['']]}

1º Rodeio Internacional de Arroio Grande

{[['']]}

Festa do Trabalho com Sotaque Gaúcho em São Paulo



Dia 1º de maio, grande festa do trabalhor em São José dos Campos, mais precisamente no Novo Horizonte. E atração gaúcho será a apresentação do Conjunto Musical Os Pampeiros.

Informações com os diretores do conjunto: Alzeneide e/ou Edu Vicente pelos fones 0xx12.9116.2100; 0xx12.9739.2557 ou pelo chasque eletrônico (email) alzeneidebenck@hotmail.com.

Chasque publicado no sítio do conjunto musical Os Pampeiros, de são José dos Campos - SP: www.conjuntomusicalospampeiros.blogspot.com.

{[['']]}

Fandango de Aniversário em São José dos Campos


Bueno! O CTG Saudades da Querência, fundado no 18 de maio de 1986, convida para o grande fandango especial em comemoração ao seu aniversário, que será realizado no dia 15 de maio, com a animação do grupo musical Os Pampeiros. Também haverá apresentações artísticas do grupo de danças Invernada Quero-Quero.

Horário: a partir das 21 horas.
Animação: Grupo Os Pampeiros.
Cardápio: Churrasco, arroz de carreteiro e saladas.
Traje: Pilcha Gaúcha ou Esporte.
Valores: R$ 15,00 (sócios em dia) e R$ 20,00 (não sócios). Bebidas à parte.

O galpão do CTG fica na fica na Estrada Bezerra de Menezes, número 150. O acesso é pela Rodovia dos Tamoios, quilômetro 5, no trevo para o bairro Torrão de Ouro II.

Visite o galpão virtual do CTG na internet: http://www.ctgsaudadesdaquerencia.com.br/.

Chasque publicado no sítio do Conjunto Musical Os Pampeiros - www.conjuntomusicalospampeiros.blogspot.com. VISITEM. VENHAM TOMAR UM MATE A PRECEITO.....


{[['']]}

O Campo em um só elemento

Buenas amigos do cavalo.

Depois de participar ativamente da prova de laço Duelo de Titãs, ocorrida em Mariana Pimentel, no parque Eulézia Sussembach, da empreendedora Família de Geraldo Sussembach, reconheço que realmente este é um evento feito para Titãs.

Cinco dias de competição e emoção na ponta da corda, na mão do homem e nas patas dos cavalos.

Pista pesada, gado corredor, chuva, acomodações de campo, sem regalia de cocheiras, veterinários, equipe de apoio, gelo nas articulações, massageadores e toda a parafernália que acompanha os atletas do Freio de Ouro, mesmo sem tudo isto, os cavalos foram lá e deram o show.

E os laçadores, que espetáculo vê-los também, sem eles não haveria a festa, gente de fibra, com nervos de aço, laçando por uma quantia muito grande em dinheiro, mas principalmente pela honra de ser o melhor laçador do país.

Sem falar das mulheres laçadoras, que enfrentaram as mesmas intempéries com a fibra e a coragem de verdadeiras guerreiras.

Realmente surpreendeu-me este segmento, seus heróis e heroínas...

Para mim, que estive envolvido ativamente no freio de ouro durante toda a vida profissional, ver estes conjuntos de homem e cavalo, com tanta fibra, interação e coragem, realmente me emocionou.

Local aonde o laço encontra a rês pela força do braço do homem que conduz o seu cavalo, unindo estas quatro forças de campo em um só elemento.

Local de pessoas abnegadas pelo ideal do laço, que reuniu laçadores e cavalos do Brasil inteiro!! Eu nunca tinha visto tamanha diversidade de sotaques e tradições, em torno de uma prova eqüestre rural.

Gente deste Brasil de campo, com diferentes vestimentas e naturalidades, unidas neste evento com proporções muito maiores de que eles possam imaginar.

Depois desta semana tive a certeza de que enquanto houver laço, cavalo e laçadores apaixonados, teremos sempre a oportunidade de nos emocionarmos e de apreciarmos espetáculos imperdíveis como este Duelo de Titãs.

Parabéns laçadores e cavalos e obrigado por mais esta lição de vida.

Dr. Fabio Prates

{[['']]}

Perfil Peão Farroupilha

Nome: Eduardo de Freitas Corbelini

Data de nascimento: 05 de abril de 1988

Idade: 22 anos

Localidade: Monte Belo do Sul

Escolaridade: Cursa o 6º semestre de Administração na Faculdade Cenecista

História Tradicionalista: Aos 3 anos, já iniciava seu aprendizado de declamação. Aos cinco, entrava para a invernada do CTG Gaudério Serrano. Seu aprendizado de gaita começou aos doze anos. Foi 2º Piá da 11ª Região Tradicionalista. Aos 17 anos, assumiu o Departamento Jovem da 11ª RT e, um ano depois, o Departamento Artístico do CTG Gaudério Serrano. Aos 20 anos, foi selecionado para a final do Enart, nas modalidades declamação e Dança de Salão.

Provas artísticas no 22º Entrevero de Peões Farroupilhas:

Declamação: No bolicho, de autoria de Cristiano Ferreira

Instrumento: Gaita, interpretando na gaita “Mistura Fina”, de Adelar e Oneyde Bertussi

Danças: Tirana do lenço e vanera

Tema da Prova oral: A importância do rodeio para o desenvolvimento da cultura local

Provas campeiras: Emalar capa, tiro de laço, encilhar e trançar

Expectativa como Peão Farroupilha: Pretende estimular a participação de toda a gestão, descentralizando as atividades entre todos os peões. Já em Tramandaí, iniciou conversa com o Peão da CBTG para a realização de oficinas campeiras. Pretende estimular o diálogo e a convivência com pessoas que formaram o movimento, propiciando um ano de aprendizado mas também de transmissão do conhecimento adquirido.

do blog do MTG
{[['']]}

Planilhas do I FESTINIL

Buenas Companheiros;


Já estão disponíveis as planilhas com os resultados completos de todas as categorias do I Festival Juvenil (FESTINIL). Para ter acesso aos resultados, entre no sítio da 1ª RT http://www.1rtrs.com.br/ e confira o desempenho de sua entidade.

Informações do Portal Chasque de Primeira
{[['']]}

Peça Publicitária da Semana Farroupilha também será eleita por concurso

A peça publicitária da Semana Farroupilha 2010 será eleita através de concurso. Até 28 de abril, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem enviar suas propostas para a sede da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (Av. Borges de Medeiros, 1501 – sala 10 – POA). Os materiais devem ser entregues em envelope fechado, contendo o CD com a imagem em extensão JPG, em alta definição e em versão impressa, além de sugestões de aplicação da imagem em cartazes e folderes.

No site www.semanafarroupilha.com.br, o interessado pode encontrar o regulamento completo do concurso e o texto-base do tema anual “Farroupilhas: Ideais, Cidadania e Revolução”, que deverá servir de referência para a criação. Os resultados serão divulgados no dia 7 de maio.

Link: www.semanafarroupilha.com.br

www.igtf.rs.gov.br
{[['']]}

Entrevero Musical com Cesar Oliveira e Rogério Melo + Shana Muller


Entrevero Musical
César Oliveira e Rogério Mello + Shana Müller
Dia 29, quinta, às 19h30, na Fnac do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre
A Fnac abre espaço permanente para a música tradicionalista. A cada dois meses no Fórum Fnac, César Oliveira e Rogério Melo vão receber convidados especiais para um Entrevero Musical. Na estréia dos encontros, Shana Müller apresenta o repertório do novo CD “Brinco de Princesa” (Acit).

EVENTO COM ENTRADA FRANCA


Cordialmente,
Mariana Pires
Asse.Imprensa & Produção Executiva
César Oliveira e Rogério Melo
Fone: 51. 9678.1555 - 8404.0224
www.cesarerogerio.com.br
www.twitter.com/cesar_rogerio

{[['']]}

Alci Vieira Jr e Robledo Martins no IAD/UFPel

Título: ALCI VIEIRA JUNIOR e ROBLEDO MARTINS NO IAD/UFPEL
Data: 28/04/10 09:40
Endereço: Rua Alberto Rosa, 62 Pelotas/RS

Projeto Música às 20 prás 10.

Apresentação musical de ALCI VIEIRA JUNIOR e ROBLEDO MARTINS no projeto de extensão "Música às 20 prás 10", quarta-feira (28/04/2010), às 9h40min, no sagão do 3° piso do IAD/UFPEL.
Rua: Alberto Rosa, 62 Pelotas/RS





{[['']]}

Fogo de Chão homenageia Nico Fagundes

{[['']]}

Pátria Sulina em Joinvile/SC

{[['']]}

Fandango Regional de Troca de Faixas e Brazões da 30ª RT

Ao cumprimenta-los a Coordenadoria da 30ª RT informa, convida e agradece participação e divulgação para a realização do Fandango Regional de Troca de Faixas e Brazões
O vento terá como:
local o CTG Sergiote
em data de 26/06/2010
horario: 20:30Hrs
com animação do Grupo Paulo Garcia e Canto Missioneiro
note que para dancar somente com pilcha completa, inclusive paletó

Segue anexo material para divulgação do evento

Ingresso já estão a disposição, ligue que entregamos o seu - 9261 3820/3582 44 54/9251 7960

enquanto eu viver no mundo a tradição não se acaba

Carlos Moser
1° Sota Capataz 30ªRT
Cel: (051) 9251 7960
MSN: mosercarlos@hotmail.com
SKYPE: mosercarlos1






{[['']]}

I FESTINIL- Resultado Geral

A Coordenadoria da Primeira Região Tradicionalista, através do Departamento Artístico, informa o "Resultado Geral das Danças" do I FESTINIL.

Aproveitamos para pedir escusas pela demora na divulgação, pois um erro no provedor do sítio da 1ª RT não nos permitiu a publicação das planilhas de forma completa. Na tentativa de atender aqueles que participaram do I FESTINIL, divulgamos no blog "Chasque de Primeira" a colocação das entidades e sua pontuação geral. Em breve estaremos disponibilizando a planilha completa no sítio da 1ª RT. A Coordenadoria agradece a compreensão dos nossos companheiros e parabeniza a todos que participaram de mais este importante evento da 1ª RT.

Resultado Geral do I FESTINIL
1º Lugar - CTG Aldeia dos Anjos - 8,959 (Correção 3- Harmonia 1,963 - Interp. 3,996)
2º Lugar - CTG Rancho da Saudade - 8,959 (Correção 3 - Harmonia 1,966 - Interp. 3,993)
3º Lugar - CTG Roda de Carreta - 8,956
4º Lugar - CTG Tiarayu - 8,949
5º Lugar - CTG Chaleira Preta - 8,946

As demais entidades obtiveram a seguinte pontuação: CTG Caminhos do Pampa (8,876) - CTG Vaqueanos da Tradição (8,769) - CTG Bento Gonçalves (8,712) - CTG Chilena de Prata (8,559) e CTG Amanhecer no Rincão (8,289).

ENTRADA - FESTINIL 2010
1º Lugar - CTG Tiarayu - 9,800
2º Lugar - CTG Aldeia dos Anjos - 9,750
3º Lugar - CTG Roda de Carreta - 9,700

As demais entidades ficaram com a seguinte pontuação: CTG Rancho da Saudade (9,550) - CTG Bento Gonçalves (9,400) - CTG Chilena de Prata (8,900) - CTG Chaleira Preta (8,900) - CTG Vaqueanos da Tradição (8,800) - CTG Caminhos do Pampa (8,700) e CTG Amanhecer no Rincão (7,000).

SAÍDA - FESTINIL 2010

1º Lugar - CTG Tiarayu - 9,900
2º Lugar - CTG Roda de Carreta - 9,800
3º Lugar - CTG Aldeia dos Anjos - 9,750

As demais entidades ficaram com a seguinte pontuação: CTG Rancho da Saudade (9,550) - CTG Bento Gonçalves (9,300) - CTG Chilena de Prata (9,050) - CTG Chaleira Preta (8,900) - CTG Vaqueanos da Tradição (8,800) - CTG Caminhos do Pampa (8,700) e CTG Amanhecer no Rincão (7,000).
{[['']]}

CTG Sopro do Minuano conquista Peão e Destaque Campeiro

Eduardo de Freitas Corbelini, do CTG Sopro do Minuano, 11ª Região Tradicionalista, da cidade de Monte Belo do Sul é o peão farroupilha. O anúncio foi feito ontem à noite, em Tramandaí, no Parque de Eventos, no fandango de encerramento da 22ª edição do Entrevero Cultural de Peões Farroupilhas.

A finalidade do concurso é escolher o representante da cultura, das habilidades e dos valores do peão gaúcho. Os concorrentes serão submetidos a provas artísticas, onde devem executar danças de salão, danças tradicionais e escolher entre declamar, tocar, cantar ou trovar ou ainda compor poesia, valendo 20 pontos. A prova oral, onde são avaliados a desenvoltura, a expressão e a apresentação, vale 10 pontos.

Já as provas campeiras são as que mais somam aos candidatos, valendo 30 pontos. Aqui, os participantes realizam sorteio entre as seguintes modalidades: assar, charquear, cevar o mate, emalar poncho (1º sorteio) e ferrar, trançar, tosquiar, laçar, pealar, apartar, tosar e prova de rédeas (2º sorteio). O último quesito avaliado é a participação em eventos e vivência tradicionalista, valendo 10 pontos.

Categoria Peão

Peão Farroupilha – Eduardo de Freitas Corbelini – 11ª RT – CTG Sopro do Minuano – Monte Belo do Sul
Destaque Campeiro – Guilherme Nascimento Monte – 13ª RT – DT Querência das Dores – Santa Maria
Destaque Artístico - Cultural Lucas Dayran Vieira – 3ª RT – CTG Passo do Ijui – Entre Ijuís.

Categoria Guri

Guri Farroupilha - Felipe Dias Louzada – 6ª RT – CCN Sentinela do Rio Grande – Rio Grande
Destaque Campeiro - Felipe Bruschi – 11ª RT – CTG Sopro do Minuano – Monte Belo do Sul
Destaque Artístico - Cultural Douglas Diehl Dias – 5ª RT – PL Delfino Carvalho – Cachoeira do Sul

do blog do MTG
{[['']]}

Dia do churrasco e do chimarrão

Hoje é celebrado o Dia do Churrasco e do Chimarrão, instituído pela lei 11.929, de 20 de junho de 2003, de autoria do deputado Giovani Cherini. A data foi escolhida em homenagem a criação do 35 CTG, fundado em 24 de abril de 1948 e considerado o primeiro dos centros de tradição gaúcha.

do blog do MTG
{[['']]}

Festival de Gaita em Erechim


Dia 29 de abril a 2 de maio, acontece o Festival de Gaita, no Parque da ACCIE, no Polo de Cultura, em Erechim. Interessados podem entrar em contato com a prefeitura municipal pelo e-mail smcet-cultura@erechim.gov.rs.br. Haverá premiação em dinheiro para os três primeiros colocados em cada categoria. As inscrições serão limitadas a 20 participantes por categoria.

do blog do MTG


{[['']]}

Portarias da CBTG


Assessores do Departamento de Divulgação


Veja as portarias
{[['']]}

Inscrições para o Minuano da Canção até hoje


Até dia 26, próxima segunda-feira, ainda estão abertas as inscrições para o 8º Minuano da Canção Nativa de São Pedro do Sul. Os interessados devem enviar material para a prefeitura municipal de São Pedro do Sul – Secretaria de Educação e Cultura (Rua Floriano Peixoto, 222 – CEP 97400-000) ou em mãos no IGTF (Av. Borges de Medeiros, 1501), em Porto Alegre.
{[['']]}
{[['']]}

Jantar baile das Maões no CTG Tropeiros da Querência

{[['']]}

Invernada CTG Tropeiros da Querência convida para feira da pechincha

{[['']]}

Jari Terres na 5ª Nevada

{[['']]}

Joca Martins no Clube Congresso Recreativo da Lapa

{[['']]}

Vem aí DVD O Cavalo Crioulo - Joca Martins

{[['']]}

XXII Festa Nacional do Pinhão



A XXII Festa Nacional do Pinhão, um dos maiores eventos populares e gastronômicos do país está esperando por você de 27 de maio a 06 de junho em Lages(SC). Muitas atrações estão sendo preparadas para deixá-lo encantado com a cidade, a cultura e a gastronomia da região serrana de Santa Catarina.
Nesta edição o IBADE está apoiando a festa e levará a você de hoje até o final do evento tudo que está acontecendo ou vai acontecer.

A CCO – Comissão Central Organizadora da Festa Nacional do Pinhão, em nome da Prefeitura Municipal e da Fundação Cultural de Lages, espera por você.

Cordialmente,



Antônio Cesar Alves de Arruda

Presidente da CCO

XXII Festa Nacional do Pinhão



Divulgação da Festa

A rainha Roberta Baggio e as princesas Kellen Correa e Aline da Rosa Maciel estarão visitando algumas cidades de Santa Catarina para divulgar a Festa. Se seu veículo de comunicação deseja realizar entrevistas nas datas abaixo indicadas, por favor, retorne este e-mail ou entre em contato pelos telefones da assessoria de comunicação para verificar a possibilidade de incluirmos na agenda. Para os veículos de fora do Estado, solicitamos verificar a agenda nacional de divulgação (RJ, SP, DF, PR, RS).

22 e 23 e abril – Itajaí

24 de abril – Festa da Maçã (São Joaquim)

27, 28, 29 e 30 de abril – Joinville e Blumenau

8 de maio – Expocentro (Curitibanos)

11, 12,13 e 14 de maio - Florianópolis


Material divulgado

A Comissão organizadora gostaria de conhecer melhor todos os veículos de comunicação que estão veiculando material sobre o evento. Para tanto, solicitamos que nos encaminhem 2 exemplares onde constam matérias sobre a festa. Caso necessitem, os custos de exemplares e postagem poderão ser ressarcidos, dessa forma, encaminhe e-mail informando os valores para que possamos autorizar este reembolso. Endereço para envio de material: IBADE - Festa Nacional do Pinhão - Rua Conde Afonso Celso, 250 Sl.02 - Capoeiras - 88070-560 - Florianópolis - SC. Nosso objetivo é mostrar o quanto seu veículo é importante para o sucesso deste evento.


Assessoria de Comunicação
Vânia Monteiro – (48) 9966-8285 – vania.monteiro@ibade.org
Adriana Bonin SC 2644JP / Vicente Bunn SC 2633 JP - (48) 9608-5345 – imprensa@ibade.org
Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Lages
Iran Rosa de Moraes RS 521JP / Ari Júnior 3144JP - (49) 3221-1061/8406-0291/8407-8039- redacao@lages.sc.gov.br
Site: www.festadopinhao.com

Texto produzido em parceria com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Lages

XXII Festa Nacional do Pinhão

11 dias de muita festa, atrações culturais e culinária típica

prometem encantar visitantes vindos de todo Brasil e exterior

Com o início oficial da colheita do pinhão, a cidade de Lages(SC) se prepara para receber os turistas e visitantes, vindos de diversas regiões do Brasil e países do Mercosul para participar da XXII Festa Nacional do Pinhão, que acontece de 27 de maio a 06 de junho, reservando uma ampla programação e diversas atrações nacionais e regionais em seus 11 dias de festa.

Com o objetivo de preservação da espécie - o pinheiro-brasileiro – “araucária”, bem como das espécies da fauna que se alimentam do pinhão, a colheita da semente foi liberada a partir de 15 de abril, data instituída por Portaria do Ibama. Neste embalo, a comissão organizadora também começa a divulgar com mais intensidade todos os bons motivos para visitar esta cidade tão acolhedora e participar de uma das maiores festas populares e gastronômicas do país.

Atrações

A XXII Festa Nacional do Pinhão traz este ano uma programação recheada de atrações para todos os gostos. A festa, que inicia no dia 27 de maio e segue até seis de junho promete esquentar os turistas e visitantes que prestigiarem as várias opções de entretenimento durante os onze dias de realização do evento. O Recanto do Pinhão, realizado no centro da cidade, vai receber apresentações artísticas, além de ser uma vitrine para a diversificada gastronomia que tem como base o anfitrião da festa, o pinhão. Já no Parque de Exposições Conta Dinheiro, os visitantes poderão também apreciar a rica gastronomia, além de conferir o Shoppinhão, Recanto da Tradição e Pavilhão Cultural. As atrações musicais ficam por conta dos festivais nativistas “Sapecadas” no palco nativista e dos shows nacionais, que vão ocorrer no palco principal. Este ano serão nove atrações de renome nacional. Vale à pena subir a serra para conhecer a “Capital Nacional do Turismo Rural” e viver esse show de diversidade cultural, artística e gastronômica que a Festa do Pinhão vai proporcionar.

Recanto do Pinhão

O Recanto do Pinhão, que também é conhecido como "esquenta", é onde os visitantes e a população aquecem os ânimos e entram no clima da grande Festa. Ele se transformou em uma "mini festa" que acontece no calçadão da Praça João Costa, no centro de Lages. No local, sempre a partir das 9 horas, o público tem acesso a shows e apresentações artísticas e culturais, teatro de rua, artesanato, informações turísticas e à gastronomia típica, que utiliza como ingrediente básico o pinhão.

Os boxes de gastronomia são administrados por entidades filantrópicas e organizações não governamentais que comercializam o pinhão e comidas típicas da região.

Culinária Serrana: as delícias regionais

As delícias da típica culinária serrana serão servidas em uma ampla praça de alimentação, bem como em espaços aconchegantes, como o restaurante “Cozinha Serrana”, anexo ao Shoppinhão. Entre os pratos que serão preparados para receber turistas e visitantes estão a Paçoca de pinhão; Agnoline de pinhão (sopa e ao molho); Bisteca com farofa de pinhão; Pizza de pinhão; Maionese de pinhão e maçã; Torta de pinhão a quatro queijos; Filé de truta à Serra Catarinense; Pastel de pinhão; Aperitivo de pinhão; Arroz de carreteiro; Bife de forno à milanesa; Bolinho de coalhada; Bolinho de queijo; Cheese truta; Churrasco; Entrevero lageano; Farofa de torresmo com feijão; Feijão mexido; Feijão-de-tropeiro; Feijoada; Galinha caipira; Galinha com arroz; Leitão pururuca serrano; Moranga caramelada; Moranga com guisado (carne moída); Pinhão cozido; Pirão, quentão, poncho e muitas outras delícias que fazem parte do cardápio da culinária regional e de festas populares. Comidas bastante energéticas para aquecer o corpo e dar fôlego para curtir todos os atrativos da XXII Festa Nacional do Pinhão.

Pavilhão do Artesanato

Espaço destinado à exposição e comercialização de objetos produzidos por 120 artesãos serranos. Eles fazem parte do Projeto Arte Serrana, que engloba a "Casa do Artesão" e a "Arte Catarina". O Pavilhão está dividido em ambientes como banho, cozinha, bebê, criança e vestuário. Além dos objetos do artesanato estarão expostas as obras do escultor José Cristóvão Batista e telas que retratam as belas paisagens serranas.

O Pavilhão funcionará durante todos os dias do evento até 1h.

Pavilhão Cultural

O Pavilhão Cultural é organizado pela Fundação Cultural de Lages, que há cinco anos faz uma viagem na história da cidade, mostrando suas riquezas naturais como a Coxilha Rica, sua gente e personagens ilustres que fazem parte do desenvolvimento do município. O Pavilhão Cultural estará aberto durante todos os dias da XXII Festa Nacional do Pinhão, também até 1h.

Shoppinhão

A festa possui um espaço especial para compras, o Shoppinhão. O local é um pavilhão com diversos boxes para comercialização dos mais variados produtos. Nele encontram-se desde artesanato, doces, utilidades domésticas, confecções em lã (nacional e importada), tecidos, calçados, artigos em couro e materiais sintéticos, até eletrodomésticos e móveis. Os produtos comercializados são, em sua maioria, da região, mas há também produtos de diversas regiões do país.

Palcos

Na XXII Festa Nacional do Pinhão muitos shows de música, dança e apresentações teatrais estão programados para acontecer nos quatro palcos instalados no Parque de Exposições Os palcos Nativista, Nacional, Alternativo e Cultural são sucesso de público e opções não faltam para a diversão do público durante toda festa.

Palco Nacional: É o maior palco em estrutura e pelo qual já passaram os melhores cantores e bandas do Brasil. Nele são realizados os shows nacionais. Para esta edição a programação de shows nacionais já está definida. 27/05 – quinta-feira (abertura): Sergio Reis; 28/05 – sexta-feira: Maria Cecília & Rodolfo; 29/05 – sábado: Luan Santana; 30/05 – domingo: Só Modão e Tchê Barbaridade; 02/06 – quarta-feira: Jorge e Matheus; 03/06 – quinta-feira: Alexandre Pires; 04/06 – sexta-feira: Hugo Pena e Gabriel; 05/06 – sábado: Skank e 06/06 – domingo: Michel Teló

Palco Nativista: É o palco por onde passam as atrações gaúchas e nativistas e as Sapecadas da Serra Catarinense e da Canção Nativa. Na 18ª edição, a Sapecada da Canção Nativa terá dezoito canções e mais quatorze para a 10ª edição da Sapecada da Serra Catarinense. No total serão 32 canções distribuídas em quatro dias de apresentações. Confira as músicas classificadas no site www.festadopinhao.com

Palco Alternativo: O Palco Alternativo reúne as mais variadas tendências e ritmos musicais. Serão mais de 40 shows de estilos como rock, pop, pagode, reggae e blues. É uma oportunidade para bandas locais, regionais e de Estados vizinhos embalarem os visitantes do evento com diferentes ritmos.

Palco Cultural: No Palco Cultural ocorrem diversas apresentações artísticas, entre elas, apresentações teatrais, street dance, danças típicas e shows de música instrumental. As danças típicas serão apresentadas por Centros de Tradições Gaúchas (CTG´s) da região, entre eles o CTG Anita Garibaldi, CTG Barbicacho Colorado, CTG Minuano Catarinense e CTG Planalto Lageano, bem como, por grupos étnicos. Por ter sua localização na entrada principal do evento, durante todos os dias da festa, quem chega ao parque Conta Dinheiro é recebido com belíssimas apresentações culturais.

Lages: “Capital Nacional do Turismo Rural”

Localizada na Serra Catarinense e a uma altitude de 916 metros acima do nível do mar, a cidade de Lages se destaca como o maior município em extensão territorial do Estado e um dos maiores produtores de pinhão. Com um clima subtropical, a temperatura média anual é de 16ºC, caracterizando um verão com temperaturas amenas, porém, no inverno chega a alcançar temperaturas negativas, com frequentes ocorrências de geadas e ocasionalmente neve, criando um grande espetáculo natural, cobrindo seus campos e pinheirais de branco.

A “Princesa da Serra”, como também é conhecida a cidade, é considerada a “Capital Nacional do Turismo Rural”, título recebido pelo pioneirismo do município nesta modalidade de turismo, pois possui diversas fazendas que se dedicam a essa atividade. Lages reserva a seus visitantes muitos atrativos turísticos, rica gastronomia, belas paisagens, cultura e tradições com influência gaúcha.

Conforme dados do censo do IBGE (2007), a população de Lages é de 161.583 pessoas, sendo o oitavo município em população do Estado. Considerada cidade pólo da região serrana, ocupa posição de destaque em diversos setores, entre eles o extrativismo de madeira, produzindo papel, embalagens, laminados e madeiras beneficiadas para construções. Ainda conta com um importante parque industrial, com a atuação de empresas como madeireiras, embalagens, bebidas, metal mecânico, esquadrias, móveis, entre outros.

Lages ainda tem a tradição na pecuária com a criação de rebanhos bovinos de corte e leiteiro e seus produtores investem no desenvolvimento e melhoramento genético das raças nobres. O município também é considerado o centro universitário da região serrana, contando hoje com três instituições de ensino superior.

Não podemos esquecer do pinhão, que também tem grande importância econômica. A comercialização de mais de 400 toneladas anuais da semente é a principal fonte de renda anual de centenas de famílias e, em muitos casos, tem beneficiado e incrementado a renda de muitos lares.

História da festa

Na década de 70, Lages despertou para a necessidade de organizar uma festa que destacasse o município como um pólo socioeconômico regional. Então, surgiu a ideia da Festa do Pinhão, alimento primitivo que se constitui na semente da araucária – árvore, hoje, ameaçada de extinção. Assim, com um apelo de marketing festivo-ecológico e socioeconômico, organizou-se o evento pela primeira vez em 1973.

De 1973 a 1981 a festa foi organizada em forma de quermesse em diferentes locais e junto com outras mostras e eventos do município, não ganhando a devida importância.

Mas, em 1986, num projeto mais audacioso, a Festa do Pinhão ganharia notoriedade. Isto porque houve uma maior divulgação do evento com produção de cartazes e anúncios nos principais veículos de comunicação, uma programação festiva com artistas de expressão nacional e muita diversidade de produtos apresentados num local adequado para realizar um grande evento.

Dois anos mais tarde, em 1989, ela passa a denominar-se Festa Nacional do Pinhão e ganha projeção como evento ecológico e gastronômico não só em Santa Catarina, mas no Brasil inteiro. De lá para cá a festa vem evoluindo a cada ano, proporcionando à comunidade local, turistas e visitantes, onze dias de festa com diversos estilos musicais, programação artística e cultural que valoriza as tradições da região, exposições e uma vasta gastronomia.

Conheça a história na íntegra no site www.festadopinhao.com.

Corte

A Festa Nacional do Pinhão já tem sua corte 2010 formada. A rainha é Roberta Steffen Baggio, de 20 anos, filha de Volmar Ricardo Baggio e Rosana Steffen Baggio. Roberta está cursando a 2ª fase de medicina veterinária no CAV de Lages e é professora de inglês do CCAA.

Já a 1ª princesa é Kellen Correa, de 20 anos, filha de Antonio Fernando Casali e Rosangela Mari Freitas Correa. Kellen está na 3ª fase de odontologia.

Eleita como 2ª princesa, Aline da Rosa Maciel tem 18 anos, é filha de Augusto Cesar Maciel e Nanci Alves da Rosa Maciel e está cursando a 2º Fase do curso de medicina veterinária no CAV - UDESC de Lages.

O trio tem a árdua tarefa de visitar eventos, autoridades e veículos de comunicação de várias cidades catarinenses, bem como de outros Estados, representando a comunidade lageana e divulgando a XXII edição da Festa.

Sapecadas: Poemas transformados em música

A Sapecada da Canção tem por objetivo trazer nas letras de suas canções a essência das coisas simples e puras e um retrato do cotidiano dos povos que habitam ou habitaram o Sul do Brasil, sejam eles campeiros ou urbanos. Alcançou entre os defensores e admiradores da cultura, inesgotável repercussão. Passaram pela Sapecada temas que enaltecem os costumes campeiros e alguns um pouco românticos, o que de certa forma evidencia a liberdade e versatilidade do festival. Já as músicas da Sapecada da Serra Catarinense retratam os usos, costumes e a história da região serrana do Estado. Por tudo isso, temos o privilégio de ouvir belos "poemas se transformarem em músicas".

História

O nome Sapecada vem de um hábito típico da região serrana dos campos de Lages. É a forma mais primitiva de consumo do pinhão. Sapecar o pinhão significa assá-lo em uma fogueira feita com grimpas (galhos) do pinheiro. O pinhão é lançado ao fogo e retirado após a queima das grimpas, quando já estará pronto para ser saboreado. O nome Sapecada foi dado ao festival para reforçar a lembrança deste hábito entre aqueles que cultivam as tradições.

Neste ano, um total de 32 canções estão classificadas para os dois festivais nativistas da XXII Festa Nacional do Pinhão. São dezoito canções classificadas para a 18ª Sapecada da Canção Nativa e mais quatorze para a 10ª Sapecada da Serra Catarinense, além das canções suplentes.

A triagem das 662 composições inscritas para os dois festivais durou três dias. Todo o trabalho foi feito por um grupo de especialistas em música nativista, sendo aberto à participação pública. O mesmo grupo que participou da triagem, escolhendo as 36 canções (32 classificadas e quatro suplentes) formará a banca de jurados dos festivais nativistas.

A 10ª Sapecada da Serra Catarinense ocorrerá no dia 28 de maio. Já a 18ª Sapecada da Canção Nativa será realizada nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, no Parque de Exposições Conta Dinheiro.

Confira a lista das canções classificadas pelo site: www.festadopinhao.com

Pinhão do Amanhã

Atualmente a Floresta com Araucárias está à beira da extinção. Menos de 1% da sua área guarda as características da floresta primitiva. Preocupada com esta situação, a Prefeitura Municipal de Lages, a BAESA – Energética Barra Grande S.A e a ENERCAN – Campos Novos Energia S.A firmaram uma parceria para juntas plantarem milhares de mudas de Pinheiro Araucária, entre outras espécies ameaçadas, nas proximidades do Rio Caveiras e em áreas de preservação permanente (APPs) do município de Lages. O objetivo do projeto é o reflorestamento de áreas degradadas e a preservação da mata de araucárias, símbolo do evento e da região.

No projeto, os visitantes da XXII Festa Nacional do Pinhão terão a possibilidade de plantar uma muda e tirar uma foto que será enviada posteriormente junto com um certificado de participação. Após este plantio realizado pelo visitante no evento, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município irá acompanhar o desenvolvimento das mudas até o período em que elas possam ser plantadas. Após o plantio, a Secretaria também fará um acompanhamento para garantir que as espécies se desenvolvam e tornem-se pinheiros.

“Como a produção das araucárias se inicia entre 10 e 15 anos após o plantio e cada planta produz em média 40 pinhas por ano ao longo de sua vida, para que a festa permaneça viva e com abundância de pinhão, é preciso preservar e replantar”, comenta Arruda, presidente da CCO.

SERVIÇO:

O que: XXII Festa Nacional do Pinhão

Quando: de 27 de maio a 06 de junho

Onde: Parque Conta Dinheiro – Lages/SC

Quanto:

27, 30, 31/05 e 06/06 – Entrada Franca. Dia 01/06 - R$ 10,00 (ganha um cd duplo da Sapecada da Canção Nativa) e meia entrada R$ 5,00 (sem direito ao CD). Para os demais dias do evento, os preços dos ingressos são: R$ 30,00 e R$ 15,00. Terão direito ao ingresso de R$ 15,00 (meia-entrada) estudantes e aposentados – bem como todas as pessoas menores de 18 anos. Passaportes que permitem entrada livre à Festa, durante todos os dias de bilheteria, custam R$ 150,00 e R$ 75,00 (meio-passaporte apenas para estudantes e aposentados). Para acesso à Área Vip – situada em frente ao Palco Nacional, o valor a ser pago é R$ 50,00 (por pessoa). ** No dia 6 de junho, embora a entrada seja franca, as pessoas poderão contribuir, voluntariamente, com a campanha Lages 100 Fome, doando R$ 1,00 ou um quilo de alimento não perecível.

Informações: www.festadopinhao.com / (49) 3221-1000

{[['']]}

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados